ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Qual a importância dos dispositivos de entrada e saída para os computadores?

chamamos de dispositivos de entrada e saída aos dispositivos encarregados de incorporar e extrair informação de um computador. Eles se enquadram dentro da denominada Arquitetura de Von Neumann, que explica as principais partes de um computador. Estes dispositivos evoluíram com o tempo, existindo na atualidade muitas variantes que no inicio da informática pareciam impossíveis.

Os dispositivos de entrada e saída de dados  são de muita importância pois qualquer informação que deva entrar ou sair do computador será feita através deles.


Entre os dispositivos de entrada, temos o teclado, que permite incorporar informação através de caracteres alfanuméricos de teclas pressionadas; o mouse, que funciona para anotar elementos em um ambiente gráfico; o joystick, elemento alongado utilizado para jogos, bem como para o ambiente gráfico; o lápis óptico, que funciona como um substituto do mouse e é usado para anotar elementos em um ambiente gráfico; o microfone, que serve para capturar vibrações que gera o som e transmitir informação à máquina; a câmera, que capta imagens e as transporta a um ambiente digital; o escâner, que também recebe imagens de documentos.

Em relação aos dispositivos de saída, alguns exemplos são: o monitor, que é responsável em mostrar dados visuais ao usuário; os alto-falantes, que transmitem som; a impressora, que registra em papel a informação, entre outros.



Além destes elementos, existem outros dispositivos que cumprem com essas funções. Assim, por exemplo, é possível nomear as telas táteis, as unidades de armazenamento como CD, DVD, USB, etc.


Todos estes periféricos operam através de interrupções que fazem com que os processos executados sejam suspendidos temporariamente. Assim, os dispositivos de entrada e saída enviam interrupções ao processador através de um controlador que pode estar integrado no próprio processador, além de habilitar ou desabilitar estas petições. O procedimento envolve a execução da instrução, que estes valores sejam salvos para serem processados novamente, que a CPU atenda ao dispositivo e que finalmente, ao terminar a interrupção, volte à instrução obtida. Para realizar estas tarefas, as placas mãe que radicam os diferentes componentes de um computador dispõem de um sistema de barramento de controle.

Assim, os dispositivos de entrada e saída foram submetidos a uma grande evolução desde a origem dos computadores. Isto provocou um aumento substancial da produtividade e da variedade de tarefas que podem ser realizadas.


O que são as memorias dos computadores?
Memória é qualquer componente eletrônico capaz de armazenar dados temporariamente. Existem duas grandes categorias de memórias:
As principais características de uma memória são a capacidade, que representa o volume global de informações (em bits) que a memória pode armazenar; o tempo de acesso, que corresponde ao tempo entre o pedido de leitura/escrita e a disponibilidade do dado; o tempo de ciclo, que representa o tempo mínimo entre dois acessos sucessivos; o débito, que se define pelo volume da informação trocada por unidade de tempo, expresso em bits por segundo; e a não volatilidade, que caracteriza a aptidão de uma memória para conservar os dados sem alimentação elétrica. 


Assim, a memória ideal possui uma grande capacidade com tempos de acesso e tempos de ciclo muito restritos, um débito elevado e não é volátil. No entanto, as memórias rápidas são mais caras. Esta é a razão pela qual a memória que utiliza diferentes tecnologias é utilizada em um computador e organizada de maneira hierárquica
As memórias mais rápidas estão localizados em pequenas quantidades próximas do processador e as memórias auxiliares, mais lentas, servem para armazenar as informações permanentemente. 
Como se localiza uma informação na memória principal do computador?
Memória principal: "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a RAM,que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório, isto é, palavras individuais de memória são acessadas diretamente, utilizando uma lógica de endereçamento implementada em hardware. Também pode-se compreender a Memória RAM (não volátil), registradores e memória cache."
Quais os tipos de memória que são utilizados pelos computadores e porque eles não utiliza apenas uma memória? 
memória central (também chamada de memória interna) que permite memorizar os dados, temporariamente, durante a execução dos programas. A memória central é realizada com a ajuda de micro condutores, ou seja, circuitos eletrônicos especializados rápidos. A memória central corresponde ao que chamamos de memória Ram.


memória de massa (chamada igualmente de memória física ou memória externa) que permite armazenar informações a longo prazo, inclusive quando o computador estiver desligado. A memória de massa corresponde aos dispositivos de armazenamento magnéticos, como o disco rígido, os dispositivos de armazenamento ótico, como CD-ROM e DVD-ROM , e as memórias ROM. 
Memória flash é um tipo de Dispositivo de armazenamento não volátil que pode ser eletricamente apagado e reprogramado.
Os computadores utilizam varias memória porque:Porque evita perder alguns tipos de informações tornando mais seguro guardar 
O que é a memória virtual e qual a sua função?
Memória virtual?
São os  arquivos de paginação nada mais são do que um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução sem que você precise fazer um upgrade de hardware.

O que é memória rom e qual sua função?
A memória ROM oferece dados apenas para leitura. Normalmente, a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual foram desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo.
O que é o processador e qual a sua função?
Um processador é uma espécie de microchip especializado. A sua função é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação. Basicamente, um processador é uma poderosa máquina de calcular: Ela recebe um determinado volume de dados, orientados em padrão binário 0 e 1 e tem a função de responder a esse volume, processando a informação com base em instruções armazenadas em sua memória interna.











Comentários

Mensagens populares deste blogue

083073083084069077065032068069032078085077069082065195135195131079058032068069067073077065076044032066073078195129082073079032069032072069088065068069067073077065076

TIPOS SOFTWARES

5 TIPOS DE COMPUTADORES , COMO ELES SÃO UTILIZADOS E QUEM OS INVENTOU